Arte Brasileira Modernismo

História Do Modernismo No Brasil
modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e dasartes plásticas. Comparado a outros movimentos modernistas, o brasileiro foi desencadeado tardiamente, na década de 1920. Este foi resultado, em grande parte, da assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas europeias no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, tendo como exemplo do Cubismo e do Futurismo, refletindo, então, na procura da abolição de todas as regras anteriores e a procura da novidade e da velocidade.


Obras e os Principais Artistas


VICTOR BRECHERET
REBOLO

VICTOR BRECHERET, monumento das bandeiras 1954 parque do Ibirapuera. 

Características
arbitrário convencional, transitório - questão de moda e  Belo da natureza
 

Contextualização histórica 


O Modernismo Brasileiro é um movimento de amplo espectro cultural, desencadeado tardiamente nos anos 20, nele convergindo elementos das vanguardas acontecidas na Europa antes da Primeira Guerra Mundial, Cubismo e Futurismo - assimiladas antropofagicamente em fragmentos justapostos e misturados.



Porque o movimento aconteceu?


Movimento Modernista no Brasil é o movimento literário mais massa da literatura brasileira, um grupo de escritores brasileiros feras faz uma revolução em tudo que até então havia sido produzido no Brasil. Caraça, os caras revolucionaram todas as artes: literatura, arquitetura, música, teatro e a pintura. Representantes de todas as artes se reuniram e criaram a Semana de Arte Moderna em 1922, no Rio de janeiro.

Comentários:

Postar um comentário